segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Como definir Traição...


Normalmente justifica-se a traição de três maneiras: desejo de novidade para vencer o tédio de uma relação; afirmação da feminilidade ou da masculinidade; busca de um amor romântico que não existe.

Em todos estes casos homens e mulheres encaram-na de modo diferente. No caso dos homens na maioria das vezes é por se sentirem atraídos e pelas circustâncias lhes serem favoráveis enquanto que nas mulherer tem a ver com decepção, desamor e raiva pelo parceiro.

A infidelidade é um dos poucos assuntos sobre o qual a civilização ocidental é intolerante, por envolver mentira, decepção e o rompimento de um pacto muito forte entre o casal. Contudo, isto torna-se cada vez mais diluído e muitas vezes chega até ser considerado normal.


Para algumas pessoas é fácil perdoar uma traição, se se tratar apenas de sexo, para outras é impensável tal coisa. É importante satisfazermos os desejos de outro, não sou capaz de exigir fidelidade ao meu parceiro caso não lhe dê tudo o que posso, tudo o que ele precise. Não julgo quem trai, não julgo quem mente, há que tratar caso a caso e tentar perceber o porquê, a culpa nunca é só de um, há necessidades que têm de ser atendidas, uma relação dá sempre trabalho e a falta dele tem consequências...


Estarei eu a justificar a traição? Não, só não vejo tudo como traição, para mim um caso pontual, meramente físico, não é traição, para mim trair é ter um caso que envolva sentimentos ou uma prática repetida, o ser humano não é perfeito, erra, arrepende-se, há que perdoar o que for perdoável.

5 comentários:

  1. Muito pertinente, bom texto. Já falámos algumas vezes sobre isto e a opinião é parecida. Já te disse que se um dia acontecesse na minha vida uma situação do género provavelmente perdoaria, dependendo das circunstâncias. O que me lixa mesmo na história das traições é o caso típico do homem que nega o envolvimento até ao fim, que tenta (à força toda) fazer a mulher de parva, substimando-lhe a inteligência. Isso é que não, por favor! Não andem é por aí a atirar areia para os olhos, ao menos que haja tomates, se os há pa trair também os há para assumir. loool

    ResponderEliminar
  2. Cada vez acredito mais que só é fiel quem pode e consegue, não quem quer. Por isso não é defeito é mais feitio!Há no entanto quem não tenha nem paciência nem feitio para esses feitios...! ;)

    ResponderEliminar
  3. A traição tem o outro aspecto que acho importante, ao trair alguém antes de mais estamos a trairmo-nos a nós próprio e isso é ainda mais triste.

    É verdade que perdoar é fácil e tudo se perdoa, mas não se esquece e ao não se esquecer a relação morre ou entra em coma.

    ResponderEliminar
  4. Traição é sempre uma falta de respeito quer seja uma traição amorosa ou mesmo alguem que trai por palavras ou acções os amigos ou até mesmo a familia

    ResponderEliminar
  5. Tens um desafio no meu blog =)

    bjinho***

    ResponderEliminar