sábado, 4 de abril de 2009

Será mesmo exigência?!

Será exigência a mais pedir inteligência como requisito para um possível parceiro/amigo? É triste ver que esta característica, tão importante para uns (poucos) e completamente desconhecida para outros (muitos), cai em esquecimento por parte de quem tenta a sua sorte no mundo dos relacionamentos. É certo que as coisas tão más, a educação está cada vez pior, a cultura já não é imposta pelo meio envolvente, os interesses estão cada vez mais materiais, a rebeldia e libertinagem andam na moda e agora basta ser-se boa pessoa para se ouvir "tenho muita sorte em te ter!".

Será que por ter nascido numa família que sempre me incutiu uma certa curiosidade pelo conhecimento e por viver num antro de ignorância é que me dou conta deste enorme problema que tantas vezes me tomou conta do pensamento? O que sei é que sou tida como exigente demais pelos meus amigos do "guetto", não percebem o meu constante descontentamento com namoros e afins, já que para eles está sempre tudo bem desde que elas não os aborreçam.

Será pedir muito que se leia um livro de vez em quando, ou que se veja o telejornal ou que se consulte o dicionário quando surge uma dúvida?? Por que é que os jovens (não só) se contentam com tão pouco, por que é que cada vez mais é mais fácil tirar um curso, por que é que estudar ou ler é tido como uma das actividades mais secantes? Será que isto algum dia vai mudar? O que eu sei é que, apesar de não ser só no nosso país, a nossa taxa de analfabetismo (incluindo aqueles que de facto sabem ler mas precisam de um "tradutor" para tudo) continua a ser uma das mais elevadas... vivemos num país povoado por incultos.

Eu não quero contribuir para este panorama de decadência humana, estou determinada a incentivar o desenvolvimento intelectual em todos os que me rodeiam. Não que seja exigente, não me conformo é com um dos maiores podres desta sociedade, é só...

1 comentário:

  1. Aplaudo este texto,muito bem escrito.Também me sinto assim.beijinho

    ResponderEliminar